Balões chineses sobrevoam as Américas
- ATUALIDADES Internacionais

- 6 de fev. de 2023
- 1 min de leitura

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA: Joe Biden | PIB: 20.893.746 US$ | Localização: América do Norte com Canadá ao norte, Oceano Atlântico a leste, a sudeste com o golfo do México e Oceano Pacífico a oeste | Países fronteiriços (2): Canadá 8.891 km (com Alaska), México 3.111 km | Litoral: 19.924 km.fonte:factbook.cia,paises.ibge,foto:state.gov
Por: ATUALIDADES | 6 fevereiro 2023 | 9h27
O exército dos Estados Unidos derrubou a uma distância de 11 quilômetros da costa na Carolina do Sul, um balão chinês que sobrevoava o espaço aéreo americano neste sábado (4), provocando o adiamento de uma visita do Secretário de Estado, Antony Blinken, à China.
De acordo com o Pentágono, o balão espião entrou no espaço aéreo americano sobre o Alasca em 28 de janeiro, passou pelo Canadá em 30 de janeiro e adentrou em Idaho, no noroeste dos Estados Unidos, em 31 de janeiro. Acusando a China de espionar locais estratégicos em solo americano, o Secretário de Defesa, Lloyd Austin, declarou que a violação da soberania nacional era inaceitável.
Os chineses reconhecendo sua propriedade, alegaram ser uma aeronave civil de monitoração meteorológica que teria desviado involuntariamente sua trajetória, apontando os Estados Unidos de exagerarem no uso da força. O Pentágono afirmou que um segundo balão chinês foi avistado sobre a América Latina, sendo confirmado pela Colômbia nesta segunda-feira (6) que anunciou seu monitoramento sobrevoando e deixando seu espaço aéreo.






Comentários