top of page

Ativista de Direitos Humanos solto na China agradece ajuda internacional

Atualizado: 5 de jan. de 2023


TAIWAN: Tsai Ing-wen | PIB: 580,2 US$ | Localização: Ásia Oriental, ilhas que fazem fronteira com o Mar da China Oriental, Mar das Filipinas, Mar da China Meridional e Estreito de Taiwan, ao norte das Filipinas, ao largo da costa sudeste da China | Países fronteiriços: Ilha | Litoral: 1.566,3 km.fonte:factbook.cia,países.ibge.



Por: ATUALIDADES | 10 maio 2022 | 12h00




O ativista de Direitos Humanos de Taiwan, Lee Ming-che, que cumpriu cinco anos de prisão na China, agradecido declarou que a pressão internacional e a defesa incansável de sua esposa conseguiram garantir seu retorno a Taiwan. Lee foi preso pelas autoridades chinesas em 2017 e acusado de subversão do poder estatal, sendo sua prisão o primeiro processo criminal da China contra um ativista ligado a uma organização sem fins lucrativos, desde que Pequim aprovou a lei que reforça os controles sobre Organizações Não Governamentais estrangeiras, em 2016.


A China afirma que Taiwan faz parte de seu território nacional e não descarta a força para colocar a ilha sob seu domínio, assim, sua prisão comprovou um marco político onde a China demostrou que não seria condescendente e não hesitaria em processar indivíduos taiwaneses por ativismo político. Lee é filho de pais que nasceram na China e foram para Taiwan, onde ele apresentava palestras on-line sobre a democratização de Taiwan, administrava um fundo de doações para famílias de presos políticos na China e também teria enviado livros a amigos que moravam neste país.


Nos últimos cinco anos, a esposa de Lee trabalhou com ONGs para aumentar a conscientização sobre o caso de seu marido, buscando ajuda dos governos dos Estados Unidos e do Reino Unido e realizando entrevistas na imprensa sobre suas condições. "A verdadeira revolução, conforme evidenciado pela história, deve vir da própria terra. Eu sei que como a China se democratiza e passa a valorizar os direitos humanos, isso é responsabilidade e trabalho do povo chinês ", disse Lee ao sai da prisão.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page