Arizona oferece escolha de câmara de gás e provoca conflito com Comunidade judaica
- ATUALIDADES Internacionais
- 5 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

Estados Unidos da América: Joe Biden | PIB: 20.893.746 US$ | Localização: América do Norte com Canadá ao norte, Oceano Atlântico a leste, a sudeste com o golfo do México e Oceano Pacífico a oeste | Países fronteiriços (2): Canada 8.891 km (com Alaska), México 3.111 km | Litoral: 19.924 km, fonte:cia.gov/the-world-factbook;paises.ibge.gov.br
Por: ATUALIDADES | 05 maio 2022 | 09h55
Nesta semana o tema pena de morte voltou a provocar discussão na mídia após a Suprema Corte do Arizona, nos Estados Unidos, oferecer quinze dias para que o réu, Frank Atwood, escolhesse entre injeção letal ou inalação de gases mortais na sua execução marcada para 8 de junho, pela sua condenação pelo assassinato de uma menina de oito anos em 1987. Dentre as Nações, Cingapura, Estados Unidos, Japão, China, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Irã, Bahrein, Omã, Egito, Bielorrússia, Kuwait, Catar, Malásia e Taiwan, aplicam a pena de morte e nos EUA, apenas sete estados autorizam o uso de gás letal para executar prisioneiros condenados à morte, não utilizado desde 1999.
A maioria das execuções ocorre com injeção de produtos químicos e devido a recusa das empresas farmacêuticas em fornecer esses produtos e o questionamento sobre a legalidade desse protocolo, tais ações levaram a um declínio acentuado da pena de morte no país. O Arizona não realiza execuções desde 2014, quando um preso agonizou por duas horas, convulsionando após ser injetado com substâncias letais.
Segundo o advogado de Atwood, as autoridades prisionais estão considerando o uso de cianeto de hidrogênio, o principal componente do Zyklon-B, o principal gás associado ao Holocausto. Em fevereiro, a comunidade judaica local apresentou uma queixa para impedir que as autoridades usassem cianeto de hidrogênio, onde o Presidente do Conselho de Relações Comunitárias Judaicas da Grande Phoenix, Tim Eckstein, declarou: É espantoso que o Arizona tenha escolhido o Zyklon-B, o produto químico usado pelos nazistas em Auschwitz, para matar mais de um milhão de pessoas ".
Comments