14ª Cúpula do BRICS buscar fortalecer a cooperação entre seus cinco Membros
- ATUALIDADES Internacionais

- 24 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

BRICS: China | 2006 | Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul | Novo Banco de Desenvolvimento - NBD - Xangai, China | 21% PIB mundial | agrupamento de países emergentes com a finalidade de articular o financiamento e o desenvolvimento de frentes de ampliação da infraestrutura das 5 nações por meios econômico-financeiros e de segurança, discutindo temas como: saúde, segurança alimentar, empresariais, agricultura, energia, educação e comunicação. fonte:infobrics.org
Por: ATUALIDADES | 24 JUNHO 2022 | 09h40
Iniciou virtualmente nesta quinta-feira (23) a 14ª Cúpula do BRICS conduzida pelo Presidente da China, Xi Jinping, que afirmou apoiar a solicitação russa se declarando contra a expansão da presença militar norte-americana na Ásia e criticando as sanções dos EUA e da União Europeia contra a Rússia. Dos cinco países que o compõe o grupo, China, Índia e África do Sul se abstiveram na votação da Resolução da ONU de 2 de março último, contra a guerra ucraniana, sendo esta acolhida apenas pelo Brasil.
A guerra ucraniana também aproximou os Membros do Grupo reforçando seus laços cooperativos. Em seu discurso o Presidente chinês declarou que “a crise na Ucrânia é um alerta”, que apoiaria os interesses centrais de Moscou em soberania e segurança e que “era contra expandir alianças militares e buscar a própria segurança às custas da segurança de outros países”
A China e a Índia que têm fortes ligações militares com os russos, aumentaram as importações de petróleo bruto auxiliando o país a compensar as perdas nas exportações para o ocidente. Os indianos compraram seis vezes mais petróleo entre os meses de março e maio, em relação ao mesmo período no ano passado, enquanto as importações chinesas triplicaram no mesmo período.






Comentários