Secretário-geral da ONU alerta que conflito nuclear paira entre as possibilidades
- ATUALIDADES Internacionais

- 2 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS: Rússia | 15 membros: 5 permanentes e 10 não-permanentes | Eleitos para mandatos de dois anos | Membros permanentes: Estados Unidos da América; Federação Russa; França; Reino Unido e República Popular da China | Membros não-permanentes: África do Sul, Alemanha, Bélgica, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Indonésia, Kuwait, Peru, Polónia, República Dominicana.fonte:unric.org
Por: ATUALIDADES | 02 agosto 2022 | 11h25
Na abertura da 10ª Conferência de Revisão das Partes do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares – TNP, na sede da ONU em Nova York, o Secretário-geral António Guterres alertou que as tensões geopolíticas estão em níveis não vistos desde 1962 e ressaltou que um conflito nuclear antes impensável agora é atual e paira dentre as possibilidades. "Hoje, a humanidade é apenas um mal-entendido, um erro de cálculo da aniquilação nuclear", declarou ele.
A Ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, salientou que apesar da crescente tensão geopolítica e da incerteza global o mundo precisa do desarmamento, apresentando com outros 15 países 22 propostas de desarmamento nuclear. “A brutal guerra de agressão da Rússia foi um sinal claro de que as armas nucleares são uma realidade amarga. O compromisso com a não proliferação nuclear e a dissuasão nuclear não são uma contradição nestes tempos.", afirmou Baerbock.
“A crise climática, as desigualdades gritantes, os conflitos e as violações dos direitos humanos e a devastação pessoal e econômica causada pela pandemia do COVID-19 colocaram nosso mundo sob maior estresse do que já enfrentou em nossas vidas. Tudo isso estava ocorrendo em um momento de perigo nuclear não visto desde o auge da Guerra Fria. A humanidade corre o risco de esquecer as lições aprendidas nos terríveis incêndios de Hiroshima e Nagasaki", completou Guterres.




Comentários