top of page

Reconciliação entre Turquia e Síria ameaçada pelo atentado de novembro


TURQUIA: Recep Tayyip Erdogan | PIB 720.098 US$ | Localização: Sudeste da Europa e sudoeste da Ásia, na fronteira com o Mar Negro, entre a Bulgária e a Geórgia, e na fronteira com o Mar Egeu e o Mar Mediterrâneo, entre a Grécia e a Síria | Países fronteiriços (8): Armênia 311 km; Azerbaijão 17 km; Bulgária 223 km; Geórgia 273 km; Grécia 192 km; Irã 534 km; Iraque 367 km; Síria 899 km | Litoral: 7.200 km.fonte:factbook.cia,paises.ibge, foto: factbook.cia


Por: ATUALIDADES | 23 novembro 2022 | 12h50


A inimizade entre Turquia e Síria advém do período da guerra civil quando os turcos apoiaram os rebeldes sírios contrários ao governo autoritário de Bashar al-Assad para destituí-lo e ainda hoje, os turcos os protegem no enclave turco ao noroeste da Síria. Este enclave territorial e outras áreas ao longo da fronteira ao Norte são requeridos pela Síria, uma vez que, foram tomados pelos turcos em combate contra os curdos sírios.


Em resposta ao atentado em Istambul no dia 13 de novembro último, o governo turco realizou ataques aéreos atingindo núcleos de militantes curdos na Síria e no Iraque, atingindo inclusive acampamentos do exército sírio, matando e ferindo vários soldados. Antes do atentado de novembro havia a possibilidade de um caminho reconciliatório entre os dois países, mediado pela Rússia durante anos.


No mês de julho, reuniões para negociações de paz foram realizadas em Moscou entre os dois países. Posteriormente, a Turquia enviou à Síria uma mensagem com pedidos para o retorno do exército sírio às áreas agora controladas pelos curdos, de ações para impedir que os combatentes curdos usem gás e petróleo sírios, com a proposta de devolução dos refugiados sírios na Turquia à Síria, assim como, a informação de que estariam prontos para enviar autoridades turcas a Damasco para as negociações, porém, o Presidente sírio recusou parcialmente apresentando a exigência de que este encontro fosse realizado em outro país.


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page