Protesto em frente à Embaixada turca na Dinamarca agrava o ingresso da Suécia na OTAN
- ATUALIDADES Internacionais

- 24 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de jan. de 2023

ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DO ATLÂNTICO NORTE - OTAN (NATO ing.): Jens Stoltenberg | Bruxelas, Bélgica | 4 abril 1949 | 30 PAÍSES | Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, República Tcheca, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia do Norte, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Turquia | Aliança com pacto de defesa múltipla que garante a liberdade e a segurança dos seus membros através de meios políticos e militares.fonte,foto: nato.int.
Por: ATUALIDADES | 24 janeiro 2023 | 10h25
Criticada por utilizar a Organização do Tratado do Atlântico Norte para negociar sua política externa, a Turquia tem inviabilizado o acesso da Suécia com exigências e refreado a entrada da Finlândia no órgão militar. Em 2022, os três países consensualizaram o compromisso de não apoiar grupos militantes curdos e de suspender os embargos de armas à Turquia, o qual não foi acolhido pelos turcos posteriormente.
Com o anúncio do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de que os suecos não esperassem apoio para sua candidatura de adesão na OTAN após as manifestações anti-turcos em frente à Embaixada de seu país na Dinamarca, o Ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, afirmou que os finlandeses estão pensando na possibilidade de não cumprirem a aliança com a Suécia, ingressando individualmente.
O governo de Istambul repudiou os atos dos manifestantes, assim como, o protesto pró-curdos cancelando a visita do Ministro da Defesa sueco à Ancara. "Está claro que aqueles que permitiram que tal vileza ocorresse em frente à nossa embaixada não podem mais esperar nenhuma caridade de nós em relação ao seu pedido de adesão à OTAN", declarou o Presidente Erdogan.



Comentários