top of page

Presidente do Sri Lanka renuncia após invasões e protestos

Atualizado: 5 de jan. de 2023


SRI LANKA: Gotabaya Rajapaksa | PIB: 80.677 US$ | Localização: Sul da Ásia, ilha no Oceano Índico, sul da Índia | Países fronteiriços: Ilha | Litoral: 1.340 km.fonte:factbook.cia,paises.ibge, foto:factbook.cia



Por: ATUALIDADES | 15 julho 202 | 10h25




O Presidente do Parlamento do Sri Lanka, Mahinda Yapa Abeywardana, declarou nesta sexta-feira (15) em Colombo que o Presidente do país, Gotabaya Rajapaksa, renunciou ao cargo e o Parlamento se reunirá no sábado para iniciar o processo de eleição de um novo presidente exigido nos maciços protestos públicos, pretendendo concluí-lo em sete dias.


Os manifestantes acusam o governo de desviar dinheiro dos cofres públicos por anos e por conduzir o país a um colapso econômico. Rajapaksa e sua esposa fugiram do país na quarta-feira a bordo de um avião militar em meio às crescentes manifestações enquanto possuíam imunidade constitucional e acesso aéreo livre, chegando em Cingapura na quinta-feira. O Porta-voz do governo afirmou que a renúncia de Rajapaksa foi efetivada nesta data.


O Primeiro-ministro, Ranil Wickremesinghe, alegou que a nação está buscando recursos junto ao Fundo Monetário Internacional, mas suas escassas finanças tornam inviável qualquer movimentação econômica. Abeywardana se comprometeu em realizar um processo rápido e transparente, pedindo “aos honoráveis e amorosos cidadãos deste país que criem uma atmosfera pacífica para implementar o processo democrático parlamentar adequado e permitir que todos os membros do Parlamento participem das reuniões e funcionem livremente e conscientemente".


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page