Presidente do Sri Lanka foge do país e população irada ameaça Primeiro-ministro
- ATUALIDADES Internacionais

- 14 de jul. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

SRI LANKA: Gotabaya Rajapaksa | PIB: 80.677 US$ | Localização: Sul da Ásia, ilha no Oceano Índico, sul da Índia | Países fronteiriços: Ilha | Litoral: 1.340 km.fonte:factbook.cia,paises.ibge
Por: ATUALIDADES | 14 julho 2022 | 10h15
Com a fuga do país do Presidente, Gotabaya Rajapaksa, na quarta-feira os manifestantes irados também invadiram o gabinete do Primeiro-ministro, Ranil Wickremesinghe, exigindo sua renúncia. Um processo de corrupção contra Rajapaksa foi retirado quando ele foi eleito em 2019, desta forma, irredutíveis a população que não deseja mais políticos antigos, eleitos por sobrenome, aguarda a renúncia oficial do Presidente e de todos os 225 membros do Parlamento, até o fim do dia.
O declínio econômico e a escassez afligiu os 22 milhões de habitantes e a multidão que os representa, portando bandeiras nacionais, escalou paredes, sacadas, invadiu jardins e escritórios do gabinete de Wickremesinghe, com o apoio da população furiosa. Concomitantemente, demais prédios governamentais foram invadidos por manifestantes que desejam mudanças imediatas com a instauração de um novo governo.
Wickremesinghe afirmou que impôs estado de emergência, criando um Comitê para restaurar a ordem dando poderes à polícia e aos militares e declarando um toque de recolher imediato em todo o país que foi ignorado. Supondo que Rajapaksa renuncie conforme foi informado pelo Parlamento, os legisladores concordaram em eleger um novo presidente em 20 de julho próximo, que cumprirá até o término do mandato de Rajapaksa, em 2024.




Comentários