top of page

Parlamento sueco aprova com 269 votos a adesão de seu país na OTAN


SUÉCIA: Rei Carlos XVI Gustav | PIB: 541.064 US$ | Localização: Norte da Europa, na fronteira com o Mar Báltico, Golfo de Botnia, Categate e Escagerraque, entre a Finlândia e a Noruega | Países fronteiriços (2): Finlândia 545 km; Noruega 1.666 km: Litoral: 3.218 km.fonte:factbook.cia,países.ibge;foto:factbook.cia


Por: ATUALIDADES | 23 março 2023 | 11h20



Nesta quarta-feira (22), os políticos do Parlamento da Suécia votaram a autorização de sua adesão individual na Organização do Atlântico Norte. Composto de 349 assentos obteve 269 votos a favor, 37 contra, com 43 abstenções.


Similar a outros países pós-desmembramento da União Soviética, suecos e finlandeses mudaram suas decisões de não participar da OTAN após a invasão da Ucrânia pela Rússia, como uma forma de preservar sua soberania e aumentar a segurança militar. A Turquia e a Hungria ainda não autorizaram seus processos, alegando que os países nórdicos estão sendo brandos com as organizações terroristas.


Comemorado como um evento histórico de uma das mais importantes decisões políticas de segurança da nação, o Ministro das Relações Exteriores, Tobias Billstrom, afirmou que “a adesão na OTAN é a melhor maneira de salvaguardar a segurança da Suécia".


 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page