top of page

Finlândia e Suécia separam-se para aderir à OTAN e Turquia anuncia retomada das negociações


ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DO ATLÂNTICO NORTE - OTAN (NATO ing.): Jens Stoltenberg | Bruxelas, Bélgica | 4 abril 1949 | 30 PAÍSES | Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, República Tcheca, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia do Norte, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Turquia | Aliança com pacto de defesa múltipla que garante a liberdade e a segurança dos seus membros através de meios políticos e militares.fonte,foto: nato.int.


Por: ATUALIDADES | 28 fevereiro 2023 | 10h30



O governo finlandês conduzirá ao Parlamento o debate final sobre seu projeto de adesão à OTAN nesta terça-feira (28), coincidindo com a visita do Secretário-geral da OTAN ao país, Jens Stoltenberg. Com as eleições gerais marcadas para 2 de abril próximo, as decisões públicas têm exigido outras prioridades.


Estagnando as negociações desde o ano passado, o veto da Turquia e da Hungria sobre a Suécia, por alegarem que o país acolhia terroristas curdos em seu território, fez com que finlandeses e suecos avaliassem separar-se para finalizarem o processo mais rapidamente.

Após o Presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, sugerir que o Parlamento turco poderia ratificar a adesão da Finlândia sem que a Suécia apresentasse sua proposta conjunta, o Ministro das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, anunciou nesta segunda-feira (27) que as negociações entre Turquia, Suécia e Finlândia, serão retomadas no dia 9 de março.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page