Parlamentares apoiam fortemente a adesão individualizada da Finlândia na OTAN
- ATUALIDADES Internacionais
- 3 de mar. de 2023
- 1 min de leitura

ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DO ATLÂNTICO NORTE - OTAN (NATO ing.): Jens Stoltenberg | Bruxelas, Bélgica | 4 abril 1949 | 30 PAÍSES | Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, República Tcheca, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia do Norte, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Turquia | Aliança com pacto de defesa múltipla que garante a liberdade e a segurança dos seus membros através de meios políticos e militares.fonte,foto: nato.int.
Por: ATUALIDADES | 3 março 2023 | 09h22
Ao invadir a Ucrânia, a ameaça militar russa induziu a Finlândia e a Suécia a buscarem sua candidatura de adesão na Organização do Tratado do Atlântico Norte OTAN. Protelada pela Turquia e pela Hungria por entenderem que a Suécia apoiava o terrorismo acolhendo rebeldes curdos, no início desta semana o Ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, declarou aprovar uma análise distinta acolhendo os processos separadamente.
Nesta quarta-feira (2) o Parlamento finlandês votou favoravelmente ao desmembramento dos dois países no processo para que o ingresso da nação na aliança militar ocorresse mais rapidamente. O escore da votação obteve 184 votos a favor, sete contra, uma abstenção e sete legisladores ausentes.
A Hungria e a Turquia discutirão as novas candidaturas nas próximas semanas e, desta forma, a forte adesão dos parlamentares revela que os finlandeses esperam que a adesão individualizada seja bem acolhida e que a aprovação da Finlândia seja mais agilizada.
Comments