Nação peruana declara estado de emergência
- ATUALIDADES Internacionais

- 15 de dez. de 2022
- 1 min de leitura

REPÚBLICA DO PERU: Dina Boluarte | PIB 203.196 US$ | Localização: Oeste da América do Sul, na fronteira com o Oceano Pacífico Sul, entre o Chile e o Equador | Países fronteiriços (5): Bolívia 1.212 km; Brasil 2.659 km; Chile 168 km; Colômbia 1.494 km; Equador 1.529 km Litoral: 2.414 km.fonte:factbook.cia,paises.ibge
Por: ATUALIDADES | 15 dezembro 2022 | 11h50
No dia de ontem o governo do Peru declarou estado de emergência nacional em decorrência dos protestos violentos contra a deposição do Presidente Pedro Castillo, suspendendo por 30 dias os direitos de segurança pessoal e liberdade em todo o país, tais como, o direito de reunião, o direito de circulação e a permissão para a revista de casas por policiais e militares sem a ordem judicial que a autorize.
Em confrontos, mais de 200 policiais ficaram feridos por manifestantes que bloquearam as ruas da capital e comunidades rurais, exigindo ações do governo com a liberdade do Presidente deposto, a renúncia da Presidente Boluarte e a convocação de eleições gerais para o cargo da presidência e para o Congresso.
Na última semana, durante os conflitos dezenas de peruanos incendiaram delegacias, invadiram o aeroporto internacional, bloquearam estradas e inviabilizaram o acesso de alimentos à capital. "O Peru não pode transbordar de sangue. A única coisa que posso dizer a vocês, irmãs e irmãos, é para manterem a calma. Já vivemos essa experiência nos anos 80 e 90 e acredito que não queremos voltar a essa história dolorosa", declarou a nova Presidente Dina Boluarte.




Comentários