Na abertura da 55ª Reunião da ASEAN Primeiro-ministro cambojano pede calma
- ATUALIDADES Internacionais
- 4 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

ASSOCIAÇÃO DAS NAÇÕES DO SUDESTE ASIÁTICO - ASEAN | Tailândia | 08 agosto 1967 | Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã | Organização intergovernamental regional que promove a cooperação e facilita a integração econômica, política, de segurança, militar, educacional e sociocultural, entre seus membros e outros países da Ásia.fonte,foto:asean.org
Por: ATUALIDADES | 04 agosto 2022 | 09h40
No discurso de abertura da 55ª Reunião de Ministros das Relações Exteriores da Associação das Nações do Sudeste Asiático em Phnom Penh, no Camboja, nesta quarta-feira (03), o Primeiro-ministro cambojano, Hun Sem, pediu todos contivessem seus ânimos. Além dos 10 países que compões a ASEAN, o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, os Ministros das Relações Exteriores da China, Wang Yi e da Rússia, Serguei Lavrov, também estiveram presentes nesta reunião.
Após a visita oficial da Presidente da Câmara dos EUA Nancy Pelosi a Taipei, Pequim respondeu com exercícios de tiro ao vivo e com voos de 21 aviões de guerra da Força Aérea do Exército de Libertação Popular em direção a Taiwan, gerando a preocupação nos Membros da ASEAN que tal provocação pudesse desestabilizar a região.
Pedindo calma, Hun Sem declarou que “os Ministros das Relações Exteriores da ASEAN pediram máxima contenção e que todos os lados se abstenham de ações provocativas. O mundo está precisando muito de sabedoria e responsabilidade de todos os líderes para defender o multilateralismo e a parceria, a cooperação, a convivência pacífica e a competição saudável para nossos objetivos compartilhados de paz, estabilidade, segurança e desenvolvimento inclusivo e sustentável. Devemos agir juntos e a ASEAN está pronta para desempenhar um papel construtivo na facilitação do diálogo pacífico entre todas as partes, inclusive utilizando mecanismos liderados pela ASEAN para desescalar a tensão, para salvaguardar a paz, a segurança e o desenvolvimento em nossa região."
Comments