Japão e China retomam linha direta nas comunicações sobre disputa no Mar da China Oriental
- ATUALIDADES Internacionais

- 30 de nov. de 2022
- 1 min de leitura

JAPÃO: Imperador Naruhito | PIB 5.057.759 US$ | Localização: Ásia Oriental, cadeia de ilhas entre o Oceano Pacífico Norte e o Mar do Japão, a leste da Península Coreana | Países fronteiriços: arquipélago com 6.852 ilhas das quais 426 são habitadas | Litoral: 29.751 km.fonte:factbook.cia;paises.ibge
Por: ATUALIDADES | 30 novembro 2022 | 08h50
Lançado em 2018 o Canal de Comunicação Aérea e Marítima entre Japão e China para evitar confrontos por disputas territoriais marítimas entre os dois países, o acordo não tem vigorado como esperado, uma vez que, as duas potências asiáticas continuam em acirrado desacordo sobre a soberania das ilhas no Mar da China Oriental.
As constantes ameaças de navios da guarda costeira chinesa em águas japonesas próximo às ilhas Senkaku têm sido denunciadas internacionalmente pelo governo japonês. Por outro lado, o governo chinês tem reivindicado militarmente as ilhas Diaoyu (zh-cn) alegando sua reconquista representar um valor histórico.
Exercitando a diplomacia de alto escalão, o Primeiro-ministro Fumio Kishida e o Presidente chinês Xi Jinping concordaram em retomar o livre acesso nas comunicações reiniciando o canal sino-japonês de linha direta. Esta operação entre as autoridades de Defesa "desempenhará um papel extremamente importante na construção da confiança e na prevenção de contingências inesperadas”, declarou o Ministro das Relações Exteriores do Japão Yoshimasa Hayashi.






Comentários