Ilhas Salomão anunciam suspensão da proibição de atracamento de navios militares nas ilhas
- ATUALIDADES Internacionais

- 9 de set. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

ILHAS SALOMÃO: Carlos III | PIB: 1.267 US$ | Localização: Oceania, grupo de ilhas no Oceano Pacífico Sul, a leste de Papua Nova Guiné | Países fronteiriços: ilha | Litoral: 5.313 km.fonte:factbook.cia,países.ibge;foto:factbook.cia
Por: ATUALIDADES | 9 setembro 2022 | 08h25
O Primeiro-ministro das Ilhas Salomão, Manasseh Sogavare, anunciou nesta segunda-feira (5) que a proibição de atracamento de navios militares estrangeiros nos portos das Ilhas está em vias de ser suspensa. Após alguns incidentes com navios militares dos Estados Unidos e da Inglaterra, que não puderam acessar o país devido a tardança das autorizações, a interdição foi reavaliada.
As Ilhas possuíam um antigo Acordo de Segurança com a Austrália e em abril deste ano os Ministros das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e das Ilhas Salomão, Jeremiah Manele, assinaram um novo acordo de assistência em segurança e defesa com a China, que permite que militares chineses possam cooperar na segurança interna e externa do país. Os temores são em relação a uma possível construção de uma base naval por Pequim futuramente no local.
As atenções dos Estados Unidos, Japão, Austrália e Grã-Bretanha estão no valor estratégico militar da região localizada no Pacífico Sul, mas as preocupações da França se diferenciam pela vulnerabilidade mediante a proximidade da fronteira marítima de seu território com a ilha.




Comentários