Helicópteros bielorrussos e grupo Wagner ameaçam fronteira da Polônia
- ATUALIDADES Internacionais
- 2 de ago. de 2023
- 1 min de leitura

ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DO ATLÂNTICO NORTE - OTAN (NATO ing.): Jens Stoltenberg | Bruxelas, Bélgica | 4 abril 1949 | 31 PAÍSES | Finlândia, Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, República Tcheca, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia do Norte, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Turquia | Aliança com pacto de defesa múltipla que garante a liberdade e a segurança dos seus Membros através de meios políticos e militares.fonte,foto: nato.int.
Por: ATUALIDADES Internacionais | 2 agosto 2023 | 11h00
Neste último sábado o Primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, comunicou que um grupo de 100 mercenários do grupo Wagner, estabelecidos na Bielorrússia, aproximou-se da fronteira fazendo instantaneamente que uma tropa fosse destacada para o local e promovendo a prontidão de milhares de militares no área, até momento.
As tensões entre os dois países intensificaram-se nesta terça-feira (1) quando dois helicópteros MI-24 e MI-8 da Força Aérea bielorrussa violaram o espaço aéreo polonês na área de Bialowieza, voando baixo. Como um Estado-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte, o incidente foi comunicado imediatamente ao Presidente Jens Stoltenberg.
Apesar do governo bielorrusso negar qualquer violação de fronteira, as atenções estão voltadas para uma possível provocação visando envolver a aliança militar na guerra por intermédio da Bielorrússia, país que a apoia e está mantendo o grupo mercenário em seu território.
Comments