Estados Unidos e China decidem graduar para um nível mais elevado suas relações negociais
- ATUALIDADES Internacionais
- 6 de jun. de 2023
- 1 min de leitura

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA: Joe Biden | PIB: 20.893.746 US$ | Localização: América do Norte com Canadá ao norte, Oceano Atlântico a leste, a sudeste com o golfo do México e Oceano Pacífico a oeste | Países fronteiriços (2): Canadá 8.891 km (com Alaska), México 3.111 km | Litoral: 19.924 km.fonte:factbook.cia,paises.ibge
Por: ATUALIDADES internacionais | 6 junho 2023 | 10h15
Nesta segunda-feira (5) líderes norte-americanos e chineses reuniram-se em Pequim para discutirem assuntos contraditórios que têm gravado as relações econômicas e comerciais de interesse comum entre os dois países. O distanciamento nas comunicações intensificou-se após alguns fatos recentes como o apoio do governo chinês à Rússia e as interceptações e manobras militares chinesas sobre aeronaves e embarcações norte-americanos que contrariam o Direito Internacional, entre outros.
As iniciativas proativas tentam interromper certas perspectivas de isolamento internacional dos chineses e constituem uma via profícua para o dificultoso exercício do diálogo necessário para dirimir atuais diferenças políticas e culturais, por meio da Diplomacia Internacional.
O Ministério das Relações Exteriores da China declarou que as conversas foram francas, construtivas e frutíferas e uma boa oportunidade para que o governo pudesse apresentar sua posição em relação à independência de Taiwan. De acordo com o Porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, o encontro promoveu o despontar de um progresso na abertura das linhas de comunicação entre as duas nações.
Comments