top of page

Violência no Congo Kinshasa revolta civis contra Força de Paz da ONU

Atualizado: 5 de jan. de 2023


REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO: Félix Tshisekedi | PIB: 45.308 US$ | Localização:

África Central, nordeste de Angola | Países fronteiriços (9): Angola 2.646 km (dos quais 225 km são a fronteira da descontínua Província de Cabinda de Angola); Burundi 236 km; República Centro-Africana 1.747 km; República do Congo 1.775 km; Ruanda 221 km; Sudão do Sul 714 km; Tanzânia 479 km; Uganda 877 km; Zâmbia 2.332 km |Litoral: 37 km.fonte: factbook.cia,países.ibge,foto:factbook.cia



Por: ATUALIDADES | 27 julho 2022 | 10h45



O governo congolês declarou nesta terça-feira (27) que pelo menos seis civis em Goma e oito em Butembo foram mortas e cerca de 50 ficaram feridas, durante dois dias de manifestações no leste da República Democrática do Congo (Congo Kinshasa). Os confrontos entre as tropas congolesas e os rebeldes do M23, que estão mais armados, se acirraram forçando 200.000 pessoas a fugirem de suas casas.


Moradores desprotegidos frente à crescente violência protestam contra a Força de Paz das Nações Unidas ateando fogo nas sedes, forçando a entrada nos escritórios da missão em Goma, atingindo residências de funcionários da missão e acusando a missão de não conseguir protegê-los, pedem que se retirem do país.


As Nações Unidas afirmaram que um pacificador do Marrocos e dois policiais internacionais da Índia foram mortos e um policial do Egito foi ferido em Butembo, na província de Kivu do Norte, quando civis roubaram armas da polícia congolesa e dispararam contra eles. "As multidões estão jogando pedras e coquetéis molotov, invadindo bases, saqueando, vandalizando e incendiando instalações", declarou o Porta-voz adjunto da ONU Farhan Haq.


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page