top of page

Secretário-geral da ONU condena anexações de regiões da Ucrânia pela Rússia

Atualizado: 8 de dez. de 2022


ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS: Secretário-geral António Guterres | Nova York | 24 outubro 1945 | 193 países | A Segunda Guerra Mundial -1939 a 1945 - destruiu países, matou milhares de pessoas e deixou um sentimento generalizado de que seria necessário encontrar uma forma de que um fato tão destruidor passasse a ser evitado e que promovesse a manutenção da paz | Objetivo: garantir a paz, o desenvolvimento e a segurança globais com a ratificação da Carta das Nações Unidas.fonte:gov.br/planalto, foto:un.org


Por: ATUALIDADES | 30 setembro 2022 | 08h30



Após o anúncio de Moscou sobre a abertura do processo formal de anexação das regiões de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia nesta semana, o Secretário-geral da ONU, António Guterrez, declarou nesta quinta-feira (29) que as ações do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, são contraditórias e danosas quando seu país vota como Membro permanente no Conselho de Segurança da ONU e ao mesmo tempo contraria a ordem internacional quando tem o dever de respeitar a Carta da ONU que rege a mesma Organização.


Condenando tais anexações, afirmou que não se pode aceitar que tudo passe despercebido como se possuísse valor legal ou como se tal medida estivesse inserida em uma estrutura legal internacional. Para ele, a escalada das ações é perigosa e destoante do mundo moderno.


Neste momento de perigo, devo enfatizar meu dever como Secretário-geral de defender a Carta das Nações Unidas . A Carta é clara. Qualquer anexação do território de um Estado por outro Estado resultante da ameaça ou uso da força é uma violação dos Princípios da Carta da ONU e do Direito internacional ”...”Agora, mais do que nunca, devemos trabalhar juntos para acabar com essa guerra devastadora e sem sentido, e defender a Carta da ONU e o Direito Internacional”, declarou o Secretário.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page