Relações Exteriores da Ucrânia corta relações diplomáticas com a Coreia do Norte
- ATUALIDADES Internacionais

- 14 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

UCRÂNIA: Volodymyr Zelensky | PIB: 155.582 US$ | Localização: Europa Oriental, na fronteira com o Mar Negro, entre a Polônia, Romênia e Moldávia a oeste e a Rússia a leste | Países fronteiriços: Bielorrússia 1111 km, Hungria 128 km, Moldávia 1202 km, Polônia 498 km, Romênia 601 km, Rússia 1944 km, Eslováquia 97 km | Litoral: 2.782 km. fonte:cia.gov; paises.ibge.gov.br
Por: ATUALIDADES | 14 julho 2022 | 11h30
O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia cortou relações diplomáticas com a Coreia do Norte e condenou a decisão de Pyongyang em não respeitar a soberania e a integridade territorial de seu país. O Ministro das Relações Exteriores Coreia do Norte, Choe Sun Hui, enviou nesta quinta-feira (14) cartas aos líderes das regiões separatistas de Donetsk e Luhansk as reconhecendo como independentes e apresentando sua disposição de desenvolver relações diplomáticas com as duas regiões, desejo que o líder separatista de Donetsk, Denis Pushilin, agradeceu e reconheceu a decisão.
A região de Donbass no leste da Ucrânia, reconhecida como independente pela Rússia após a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, é parcialmente controlada pelos separatistas desde 2014 sendo formada pelas cidades de Luhansk e Donetsk, região esta caracterizada economicamente por suas fábricas de aço, minas e outras grandes indústrias. A Coreia do Norte se tornou uma das poucas nações do mundo a se envolver e reconhecer a independência duas regiões separatistas apoiadas pela Rússia, em aceitação à guerra russa contra seu país vizinho.
Os norte-coreanos culparam repetidamente os Estados Unidos pela crise na Ucrânia, alegando que a política hegemônica do Ocidente justificava a ofensiva de guerra para se proteger. O Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, declarou que “o apelo da Rússia à Coreia do Norte por apoio mostra que Moscou não tem mais aliados no mundo, exceto países que dependem dela financeira e politicamente. O nível de isolamento da Federação Russa atingirá em breve o nível de isolamento da RPDC (República Popular Democrática da Coreia)”.




Comentários