Ministros das Relações Exteriores do Grupo dos Sete estarão reunidos no Japão na próxima semana
- ATUALIDADES Internacionais
- 14 de abr. de 2023
- 1 min de leitura

JAPÃO: Imperador Naruhito | PIB 5.057.759 US$ | Localização: Ásia Oriental, cadeia de ilhas entre o Oceano Pacífico Norte e o Mar do Japão, a leste da Península Coreana | Países fronteiriços: arquipélago | Litoral: 29.751 km.fonte:factbook.cia;paises.ibge
Por ATUALIDADES | 14 abril 2023 | 15h05
No próximo domingo (16), os Ministros das Relações Exteriores do Grupo dos Sete estarão reunidos no Japão, na cidade de Karuizawa, organizando os últimos acertos para a próxima Cúpula deste ano. A Guerra Ucrânia e seus reflexos, a República da China, seu protagonismo junto à Rússia e suas disputas pelo Estreito de Taiwan e pelas Ilhas Senkaku, os lançamentos de mísseis e as progressivas ameaças nucleares da Coreia do Norte, serão temas prioritários entre os encontros.
A Federação Russa é o Estado-membro que está presidindo o Conselho de Segurança da ONU e tem o apoio da República da China para suas decisões, polarizando as resoluções da Organização. Desta forma, o Grupo dos Sete tem assumido um maior protagonismo internacional nas discussões sobre sanções financeiras, inovação de mercados, políticas para energia e alimentação, compartilhamento de informações, cooperações bilaterais, entre outros.
Um dos focos temáticos que o governo japonês gostaria de poder desenvolver na 49ª Cúpula do G7 que ocorrerá propositadamente em Hiroshima, no mês de maio, está na importância do refreamento no desenvolvimento e uso de armas nucleares e a consciência sobre a valoração de uma política global que priorize a paz.
Comments