Membros do G7 encerraram Cúpula mantendo seu apoio à Ucrânia pelo tempo que for necessário
- ATUALIDADES Internacionais
- 22 de mai. de 2023
- 1 min de leitura

GRUPO DOS SETE - G7: Japão | 1975 | reunião periódica de presidência rotatória dos sete países entre os mais desenvolvidos industrialmente e economicamente, que se afirmam como democráticos | Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá, com a presença de representantes da União Europeia.fonte:ec.europe.eu
Por: ATUALIDADES | 22 maio 2023 | 10h20
Registrando um momento histórico, a aguardada Declaração de Encerramento da Cúpula do G7 de 2023 traduziu a complexidade da política externa internacional. Os temas mais críticos discutidos durante as sessões foram o desarmamento nuclear, a manutenção da ordem internacional, sanções econômicas, o apoio à Ucrânia e a coerção comercial chinesa envolvendo fins políticos.
Apesar dos líderes participantes estarem divididos sobre uma ação efetiva referente ao desarmamento nuclear neste momento, precavidos contra uma possível ação russa, todos concordaram que deverão dar continuidade os 77 anos de não uso de armas nucleares, tomando o desarmamento nuclear como uma meta ideal. O Grupo apresentou sua completa unidade ao apoiar a Ucrânia, concordando em reforçar as sanções econômicas contra a Rússia, assim como, em defender a ordem internacional baseada no Estado de Direito.
Instaram a República da China a agir com responsabilidade em relação à ordem global e à comunidade internacional, ao apoiar militarmente o governo russo. E dirigindo-se diretamente ao governo chinês afirmaram que suas abordagens políticas não pretendem prejudicá-los ou inviabilizar o progresso econômico, esclarecendo que aguardam por apresentar diretamente as preocupações comuns através de relações construtivas.
Comentarios