Governo do Nepal priorizará relações econômicas com a China e a Índia
- ATUALIDADES Internacionais
- 9 de mai. de 2023
- 1 min de leitura

NEPAL: Ram Chandra Poudel | PIB: 36,29 bilhões USD | Localização: Sul da Ásia, entre a China e a Índia | Países fronteiriços (2): China 1.389 km; Índia 1.770 km | Litoral: 0 km.fonte: factbook.cia,datatopics.worldbank.org,foto:nato.int
Por: ATUALIDADES | 9 maio 2023 | 11h25
De localização territorial estratégica entre a Índia e o Tibete, economia baseada na agricultura e turismo, o Nepal assumiu novo governo em janeiro deste ano. O Primeiro-ministro Pushpa Kamal Dahal como proposta governamental afirmou pretender priorizar as relações econômicas, financeiras e diplomáticas com a Índia e a China, nações estas que competem entre si pelo poder regional.
Os dois países estão fortemente presentes entre os nepaleses, através de ajudas e investimentos financeiros. A dependência do Nepal em relação à China cresceu muito com a construção de aeroportos, rodovias, pontes e usinas hidrelétricas, já os produtos derivados do petróleo, suprimentos básicos e remédios ainda são originários da Índia.
Antecedendo uma primeira visita oficial do Primeiro-ministro Dahal à India, o Ministro das Relações Exteriores nepalês, Narayan Prakash Saud, declarou que "nunca usaremos as duas nações uma contra a outra para nosso próprio benefício. Não vamos interferir em assuntos internos de seus países, e não gostaríamos que nenhum outro país interferisse em questões internas".
Comments