top of page

Finlândia e Suécia estão aptas para ingressarem na OTAN

Atualizado: 8 de dez. de 2022


ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DO ATLÂNTICO NORTE - OTAN (NATO ing.): Jens Stoltenberg | Bruxelas, Bélgica | 4 abril 1949 | 30 PAÍSES | Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, República Tcheca, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia do Norte, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Turquia | Pacto de defesa múltipla garantindo a liberdade e segurança dos seus membros através de meios políticos e militares.fonte,foto:nato.int.


Por: ATUALIDADES | 4 novembro 2022 | 09h10


Ao apresentarem o processo para análise de suas adesões aos 30 Países-membros que compõem a OTAN, a Finlândia e a Suécia receberam oposição por parte do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que apresentou exigências complementares em junho pelo abrigo de militantes curdos terroristas.


Os dois países cumpriram as condições impostas pela Turquia complementando tais formalidades para a adesão, incluindo a remoção das restrições à venda de armas para os turcos, as disposições sobre extradições e o compartilhamento de informações, os tornando aptos para a conclusão do processo estabelecido previamente pela OTAN.


"Reconheço suas preocupações. Ao mesmo tempo, é claro que a Finlândia e a Suécia cumpriram o memorando e estão comprometidas com a parceria de longo prazo com a Turquia", declarou o Secretário-geral da Otan Jens Stoltenberg ao Ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, em Istambul.



 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page