Exército de Mianmar amplia a extensão de seu mandato
- ATUALIDADES Internacionais
- 1 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

REPÚBLICA DA UNIÃO DE MIANMAR: Myint Swe (interino) | Antiga Birmânia | PIB 89.261 US$ | Localização: Porção ocidental do continente do Sudeste Asiático | Países fronteiriços (6): China ao norte e nordeste, Laos a leste, Tailândia a sudeste, Mar de Andaman e Baía de Bengala ao sul e sudoeste, Bangladesh a oeste e Índia a noroeste | Litoral: 1930 km.fonte: cia.factbook;países.ibge.
Por: ATUALIDADES | 01 agosto 2022 | 10h20
O exército tomou o poder em Mianmar no dia 1º de fevereiro de 2021 quando nas eleições gerais de novembro de 2020 o partido Liga Nacional para a Democracia, de Aung San Suu Kyi, venceu com uma grande diferença o partido apoiado pelos militares. A agitação social começou quando o líder do governo militar acusou o governo eleito de fraude, o destituindo.
Nesta segunda-feira (01), de acordo com a declaração do chefe do Conselho de Administração do Estado, General Sênior Min Aung Hlaing, o estado de emergência estabelecido no ano passado seria prorrogado por mais seis meses ampliando a extensão de seu mandato, sob a justifica de que seria necessário mais tempo "para continuar trabalhando para devolver o país ao caminho de um sistema democrático multipartidário pacífico e disciplinado, a fim de realizar eleições gerais democráticas multipartidárias".
Inicialmente, os militares afirmaram que novas eleições seriam realizadas um ano após a tomada do poder, mas no momento anunciam uma eleição mais democrática e justa para 2023. A população questiona tais eleições e se estas serão de acordo conforme anunciado, uma vez que, o partido democrático de Suu Kyi continua preso e inelegível.
Comments