EUA e China superando divergências buscavam visita oficial para discutir problemas globais
- ATUALIDADES Internacionais

- 12 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA: Joe Biden | PIB: 20.893.746 US$ | Localização: América do Norte com Canadá ao norte, Oceano Atlântico a leste, a sudeste com o golfo do México e Oceano Pacífico a oeste | Países fronteiriços (2): Canadá 8.891 km (com Alaska), México 3.111 km | Litoral: 19.924 km, fonte:factbook.cia;paises.ibge.gov.br
Por: ATUALIDADES | 12 agosto 2022 | 11h15
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, por telefone no fim de julho, para discutir questões de cooperação em assuntos globais, tais como as mudanças climáticas, a segurança global da saúde, os esforços antinarcóticos, direitos humanos, vindo a acordar bilateralmente maior colaboração nestes desafios. Tal telefonema foi transmitido em um shopping center de Hong Kong no dia 29 de julho último.
Reiterando sua posição em favor da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan se opôs ao uso da força, e ao fim das tratativas os líderes aceitaram em dar continuidade às negociações onde se propuseram agendar uma visita oficial. A Casa Branca publicou em comunicado que “o telefonema foi parte dos esforços do governo Biden visando manter e aprofundar as linhas de comunicação entre os Estados Unidos e a RPC, gerenciar com responsabilidade nossas diferenças e trabalhar juntos onde nossos interesses se alinham”.
Em maio, o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, analisando o governo Biden-Harris em relação à defesa de princípios e instituições internacionais declarou: “Trabalhar juntos para resolver grandes desafios é o que o mundo espera das grandes potências. Não há razão para que nossas grandes nações não possam coexistir pacificamente, compartilhar e contribuir para o progresso humano juntas.”





Comentários