top of page

Estados Unidos tenta reverter Lei que permite o aborto

Atualizado: 5 de jan. de 2023


Estados Unidos da América: Joe Biden | PIB: 20.893.746 US$ | Localização: América do Norte com Canadá ao norte, Oceano Atlântico a leste, a sudeste com o golfo do México e Oceano Pacífico a oeste | Países fronteiriços (2): Canada 8.891 km (com Alaska), México 3.111 km | Litoral: 19.924 km, fonte:cia.gov/the-world-factbook;paises.ibge.gov.br.



Por: ATUALIDADES | 03 maio 2022 | 11h45




A Suprema Corte americana foi profundamente reformulada no governo de Donald Trump com a nomeação de três juízes em cinco anos, solidificando assim a maioria conservadora no Tribunal. Hoje, esta Corte estuda a reversão da decisão do caso judicial Roe vs. Wade, julgado em 1973, que completará 50 anos e reconheceu o direito ao aborto nos Estados Unidos.


Em dezembro passado, durante a revisão de uma Lei do Mississippi que questionou o prazo legal para um aborto, a maioria de seus Magistrados deixou claro que estavam prontos para derrubar Roe vs. Wade. Caso o projeto de acórdão seja votado e anule a decisão, cada Estado americano terá liberdade para proibir ou consentir a realização do aborto no país.


Mediante as divergências políticas sobre o assunto, metade dos Estados, principalmente no sul e no centro dos EUA, deverá proibi-lo. “Vamos ser claros: este é um anteprojeto. É ultrajante, sem precedentes, mas não definitivo: o aborto continua sendo seu direito e ainda é legal ”, declarou a Planned Parenthood que administra diversas clínicas de abortos, há muitos anos.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page