Em meio à crise Estados Unidos e China cultivam a diplomacia
- ATUALIDADES Internacionais

- 22 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de dez. de 2022

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA: Joe Biden | PIB: 20.893.746 US$ | Localização: América do Norte com Canadá ao norte, Oceano Atlântico a leste, a sudeste com o golfo do México e Oceano Pacífico a oeste | Países fronteiriços (2): Canadá 8.891 km (com Alaska), México 3.111 km | Litoral: 19.924 km.fonte:factbook.cia,paises.ibge
Por: ATUALIDADES | 22 novembro 2022 | 11h15
Com a reeleição do Presidente da República da China, Xi Jinping, para Secretário-geral do Partido Comunista, um comunicado foi por ele publicado contrário a independência de Taiwan, instando a inclusão da administração da Ilha autogovernada ao governo chinês. Ao término da Cúpula do G20 na Indonésia, o Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o Ministro da Defesa da China, Wei Fenghe, reuniram-se Siem Reap, no Camboja, para tentarem traçar um roteiro de diálogo, amenizando as divergências políticas, com a finalidade de reduzir as constantes ameaças na região do Indo-Pacífico.
De acordo com o Pentágono, o Secretário americano pretendia demonstrar a importância de um "diálogo substancial sobre a redução do risco estratégico, melhoria das comunicações de crise e aumento da segurança operacional".
Os assuntos foram enfáticos na necessidade de manter as linhas de comunicação abertas entre os dois países em todos os momentos. O líder americano também solicitou à China que repense as "ações desestabilizadoras em relação a Taiwan e que aplique as resoluções existentes do Conselho de Segurança da ONU destinadas a restringir os programas de armas da Coreia do Norte”



Comentários