top of page

Diálogo entre China e Estados Unidos é aguardado no IISS Shangri-La Dialogue Forum


IISS SHANGRI-LA DIALOGUE: 2002 | Principal cúpula de defesa da Ásia. É uma reunião única em que os ministros debatem os desafios de segurança mais prementes da região, participam de importantes negociações bilaterais e apresentam novas abordagens em conjunto. Por 65 anos, o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS) ajudou a moldar a agenda estratégica para governos, empresas, mídia e especialistas em todo o mundo.fonte,foto:iiss.org/events/shangri-la-dialogue-2023


Por: ATUALIDADES Internacionais | 2 junho 2023 | 10h25




O mais importante encontro sobre Defesa e Segurança da Ásia organizado em 2002 pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos – IISS de Londres, o IISS Shangri-La Dialogue Forum, reúne todos os anos líderes políticos, militares e especialistas em segurança da região do Pacífico. Neste ano, as reuniões ocorrerão entre os dias 2 e 4 de junho, na sede em Cingapura, com a participação de 40 países incluindo as duas maiores potências, a República da China e os Estados Unidos.


Entre os temas das sessões estarão as discussões sobre a guerra na Ucrânia e seus reflexos regionais, o apoio da China à Rússia, crise em Taiwan, o conflito de Mianmar, o necessário diálogo entre China e os Estados Unidos, as reivindicações da China sobre o Mar do Sul da China, apoio ao comércio do Indo-Pacífico livre e aberto centralizado na ASEAN. Fazendo parte dos 43 países banhados pelo círculo do Oceano Pacífico, Washington e Pequim têm disputado novas parcerias com países da região, uma vez que, o governo chinês afirma que “as manobras norte-americanas violam a sua soberania e comprometem a paz e a estabilidade na região”.


Tendo declarado que apesar de estarem preparados para uma competição vigorosa, o governo norte-americano não pretende um confronto com Pequim. “Os Estados Unidos defendem as suas ações no Pacífico e no Mar do Sul da China como operações de liberdade de navegação, realizadas de acordo com o Direito Internacional” e “ao trabalhar em conjunto com nações que compartilham os valores mais fundamentais, multiplicamos a força uns dos outros”, declarou o Presidente Joe Biden.



 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page