top of page

Delegação africana afetada pela guerra vai a Kiev apresentar proposta de paz ao Presidente Zelenskyy

Atualizado: 17 de jun. de 2023


ÁFRICA DO SUL: Cyril Ramaphosa | PIB 419 bilhões USD | Localização: África Austral, no extremo sul do Continente Africano | Países fronteiriços (6): Botsuana 1.969 km; Lesoto 1.106 km; Moçambique 496 km; Namíbia 1.005 km; Essuatini 438 km; Zimbábue 230 km | Litoral: 2.798 km.fonte:factbook. cia,ibge.paises,foto:factbook.cia


Por: ATUALIDADES Internacionais | 16 junho 2023 | 10h15




Uma Delegação de líderes africanos viajou em Missão de Paz à Ucrânia para apresentar ao Presidente Volodymyr Zelenskyy outro perfil de negociação que possa vir a desencadear o fim da guerra, antes de visitar à Rússia para discuti-la com o Presidente Vladimir Putin.


Composta pelos Presidentes da África do Sul, Cyril Ramaphosa, da Zâmbia, Hakainde Hichilema, do Senegal, Macky Sall, das Ilhas Comores, Azali Assoumani e líderes de Uganda, Egito e Congo, a comissão apresentou-se como um elo fidelizador para um pré-acordo em que constam ações iniciais como a retirada das tropas russas da Ucrânia, a remoção de armas nucleares da Bielorrússia, um acordo especial para grãos e fertilizantes, a revisão das sanções internacionais e a suspensão do mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional contra o Presidente russo.


As nações africanas esperam que os dois Presidentes concordem com um processo de negociações conduzido pela Diplomacia. "Esta missão de paz é a primeira vez que a África está unida atrás da resolução de um conflito fora do nosso continente, e onde você tem um grupo de Chefes de Estado e de Governo africanos viajando juntos na tentativa de encontrar um caminho para a paz para este conflito”, declarou o Porta-voz da África do Sul Vincent Magwenya.


 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page