Coreia do Sul e Japão retomam as relações de amizade e Coreia do Norte lança míssil antes da reunião
- ATUALIDADES Internacionais
- 16 de mar. de 2023
- 1 min de leitura

REPÚBLICA DA COREIA - COREIA DO SUL: Yoon Suk-yeol | PIB: 1.637.896 US$ | Localização: Ásia Oriental, metade sul da península coreana na fronteira com o Mar do Japão e o Mar Amarelo | Países fronteiriços (1): Coreia do Norte 237 km | Litoral: 2.413Km.fonte:factbook. cia,países.ibge
Por: ATUALIDADES | 16 março | 09h55
Nesta quinta-feira (16), o Presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, e o Primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, reuniram-se em Tóquio para retomar as relações de cooperação e amizade e estreitar as comunicações. Esta foi a resposta japonesa à iniciativa norte-coreana neste sentido, após a decisão sobre o processo trabalhista do período colonial japonês, declarada na semana passada.
Poucas horas antes ao encontro, os militares da Coreia do Norte lançaram em trajetória balística um míssil intercontinental ICBM do bairro de Sunan, em Pyongyang, que caiu nas águas entre a Península Coreana e o Japão. O projétil voou cerca de 1.000 quilômetros com uma altitude máxima de 6.000 quilômetros, durante 70 minutos.
Enquanto as tropas sul-coreanas e norte-americanas continuaram os exercícios militares conjuntos, os Estados Unidos inseriram-se em uma tríade de cooperação em segurança, contra as graves ameaças da Coreia do Norte. A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional norte-americano, Adrienne Watson, declarou que Washington tomará todas as medidas necessárias para garantir a segurança da pátria americana e de seus aliados.
Comments