Coreia do Norte testa novo tipo de míssil acionando os alarmes de emergência no Japão
- ATUALIDADES Internacionais

- 13 de abr. de 2023
- 1 min de leitura

REPÚBLICA POPULAR DEMOCRÁTICA DA COREIA - COREIA DO NORTE: Kim Jong-un | PIB: 15.847 US$ | Localização: Ásia Oriental, metade norte da Península Coreana na fronteira com a Baía da Coreia e o Mar do Japão, entre a China e a Coreia do Sul | Países fronteiriços (3): China 1.352 km; Coreia do Sul 237 km; Rússia 18 km | Litoral: 2.495 km.fonte:factbook.cia, países.ibge
Por: ATUALIDADES | 13 abril 2023 | 11h25
Nesta quinta-feira (13), a Coreia do Norte disparou um míssil balístico em direção ao Mar do Japão fazendo com que o governo japonês acionasse os alarmes de emergência para os residentes da ilha de Hokkaido. Os serviços de trem, ônibus, metrô, universidades e escolas foram suspensos, aterrorizando as comunidades locais.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul afirmou que um novo tipo de projétil de alcance intermediário, mais longo que os demais, foi lançado às 7h23 de um ângulo alto próximo à capital norte-coreana de Pyongyang, concluindo um voo de 1.000 quilômetros. Por sua velocidade e difícil detecção, especialistas afirmaram que a arma guiada poderia ter sido alimentada com combustível sólido, possivelmente em preparação para um lançamento de um satélite espião.
O Ministro da Defesa, Yasukazu Hamada, declarou que o corpo móvel disparado não caiu dentro do território do Japão, cancelando o alarme na ilha. Apesar de Japão e Coreia do Norte não constituírem suas relações diplomáticas, o Secretário-chefe do Gabinete japonês, Hirokazu Matsuno, denominou o lançamento como totalmente inaceitável e apresentou a repulsa do ato à Coreia do Norte, por meio da Embaixada do Japão em Pequim.





Comentários