China condena publicamente visita do Vice-presidente do Partido Liberal Democrático japonês a Taiwan
- ATUALIDADES Internacionais
- 8 de ago. de 2023
- 1 min de leitura

JAPÃO: Imperador Naruhito | PIB 4,941 trilhões USD | Localização: Ásia Oriental, cadeia de ilhas entre o Oceano Pacífico Norte e o Mar do Japão, a leste da Península Coreana | Países fronteiriços: arquipélago com 14.125 ilhas | Litoral: 29.751 km.fonte:factbook.cia;worldbank. org
Por: ATUALIDADES Internacionais | 8 agosto 2023 | 15h15
Nesta segunda-feira (7), o Vice-presidente do Partido Liberal Democrático japonês, Taro Aso, Ex-primeiro-ministro, realizou uma visita oficial à Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, alegando que a pressão militar chinesa sobre a ilha autogovernada atingiu seu ponto mais crítico. Durante sua estadia efetuou uma visitação ao túmulo do Ex-presidente Lee Teng-hui em um cemitério militar em New Taipei, acompanhado por sua filha Annie Lee.
Mediante o desenvolvimento dos fatos constatados, uma das preocupações do governo japonês está na evacuação de 20.400 cidadãos japoneses que habitam em território taiwanês caso ocorra um momento crítico. A ida de Aso provocou uma resposta imediata do Ministério das Relações Exteriores da China declarando que "se opõe firmemente e condena veementemente qualquer interferência nos assuntos internos do país”.
A atual Presidente Tsai Ing-wen será inelegível para um terceiro mandato, desta forma, para o Vice-presidente Aso “nunca houve um momento como agora em que Japão, Taiwan, Estados Unidos e países com ideias semelhantes precisassem resolver colocar em ação uma forte dissuasão. Esta é uma determinação de lutar".
Comments