Bielorrússia assina acordo concedendo a instalação de armas nucleares russas em seu território
- ATUALIDADES Internacionais
- 26 de mai. de 2023
- 1 min de leitura

BIELORRÚSSIA: Aleksandr Lukashenko | PIB 60.259 US$ | Localização: Europa Oriental, leste da Polônia | Países fronteiriços (5): Letônia 161 km; Lituânia 640 km; Polônia 375 km; Rússia 1.312 km; Ucrânia 1.111 km | Litoral: 0 km.fonte:factbook.cia,paises.ibge,foto:nato.int
Por: ATUALIDADES Internacionais | 26 maio 2023 | 14h55
No início deste ano, o Presidente russo, Vladimir Putin, declarou que a Rússia construiria instalações militares e armazenaria armas nucleares de curto alcance na Bielorrússia até o mês julho. Os mísseis nucleares quando em uso serão capazes de alcançar a Ucrânia, a Polônia, os Estados Bálticos e a Alemanha.
Nesta quinta-feira (25), os Ministros da Defesa russo, Sergei Shoigu, e o bielorrusso, Viktor Khrenin, formalizaram em Minsk o anúncio de janeiro último assinando o acordo internacional de segurança, conforme solicitado pelo Presidente Aleksandr Lukashenko, que legaliza a instalação de bases russas de lançamento, bombas, ogivas para mísseis de curto alcance, projéteis, mísseis Iskander-M e o sistema antiaéreo S-400, em seu território.
A Rússia subsidia a economia do país vizinho e o tem utilizado como base militar da guerra na Ucrânia. "A implantação de armas nucleares não estratégicas é uma resposta eficaz à política agressiva de países hostis a nós", declarou o Ministro Khrenin.
Comentarios