top of page

ASEAN - atuais tensões globais afetam a todos

Atualizado: 8 de dez. de 2022


ASSOCIAÇÃO DAS NAÇÕES DO SUDESTE ASIÁTICO - ASEAN | Tailândia | 08 agosto 1967 | Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã | Organização intergovernamental regional que promove a cooperação e facilita a integração econômica, política, de segurança, militar, educacional e sociocultural, entre seus membros e outros países da Ásia.fonte,foto:asean.org



Por: ATUALIDADES | 14 novembro 2022 | 11h55



Várias foram as declarações em prol da união e do apaziguamento durante a Cúpula da ASEAN, encerrada no último domingo, porém, uma das conclusões consensuais está na premissa de que as atuais tensões globais provenientes da China e da Rússia estão afetando a todos. "A ASEAN deve se tornar uma região pacífica e âncora para a estabilidade global, defender consistentemente o direito internacional e não ser um representante de nenhuma potência. A ASEAN não deve deixar que a atual dinâmica geopolítica se transforme em uma nova Guerra Fria em nossa região", declarou o Presidente indonésio.


O governante cambojano, Hun Sem, externou que esperava que os líderes adotassem um "espírito de união na defesa do multilateralismo aberto e inclusivo, pragmatismo e respeito mútuo ao abordar os desafios existenciais e estratégicos que todos enfrentamos". Para o Presidente americano, Joe Biden, que demostrou preocupação com as atividades na Base Naval de Ream, no Camboja, e com Direitos Humanos em Mianmar, sua declaração marcou o comprometimento de seu país no retorno da democracia em Mianmar que se dirigia para uma forma democrática de governança, antes do golpe de 2021.


Li Keqiang, Primeiro-ministro chinês, afirmou que para a China, Japão e Coreia do Sul que estão passando por uma “situação de segurança global turbulenta, o unilateralismo e o protecionismo estão aumentando os riscos econômicos e financeiros e o desenvolvimento global está sendo confrontado com desafios sem precedentes. O grupo precisa permanecer comprometido em promover a paz, a estabilidade, o desenvolvimento e a prosperidade na região e mais além, melhorar o bem-estar das pessoas".

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page