Armênia pede ajuda à comunidade internacional para investigar o confronto em Lachin-Khankendi
- ATUALIDADES Internacionais

- 6 de mar. de 2023
- 1 min de leitura

ARMÊNIA: Vahagn Khachatryan | PIB: 12.641 US$ | Localização: Sudoeste da Ásia, entre a Turquia (a oeste) e o Azerbaijão |Países fronteiriços (4): Azerbaijão 996 km; Geórgia 219 km; Irã 44 km; Turquia 311 km |Litoral: 0 km.fonte:factbook.cia,países.ibge,foto:factbook.cia
Por: ATUALIDADES | 6 março | 10h50
O acordo de guerra de 2020 em consequência da morte de 6000 pessoas, disponibilizou a sinuosa estrada de Lachin-Khankendi como a única via de acesso autorizada por Nagorno-Karabakh e pela Armênia para suprir a falta de itens básicos, medicamentos e alimentos na região.
Graves disputas locais têm ocorrido até hoje, porém, desde dezembro do ano passado o tráfego no corredor está bloqueado por ativistas ambientais do Azerbaijão que protestam contra uma mineração ilegal. A Armênia tem acusado o Azerbaijão de apoiar os manifestantes a criarem o bloqueio e, neste fim de semana, após a verificação de uma viatura que supostamente estivesse transportando armas, um combate entre os dois lados da fronteira se instaurou resultando na morte de cinco militares.
Visando manter os ditames do acordo, em um comunicado do governo o Ministério das Relações Exteriores da Armênia solicitou urgência no envio de uma equipe internacional de investigação para o corredor Lachin e Nagorno-Karabakh. E, em contrapartida, o Ministério da Defesa do Azerbaijão declarou a premente necessidade da criação de um posto de controle no local.




Comentários